Bom dia amigos (as)! Em uma
postagem anterior falamos que o incentivo ao hábito da leitura começa em casa.
No entanto este processo de incentivo pelo hábito de ler deve ser aperfeiçoado
pela escola. Desta forma hoje apresentaremos algumas propostas de atividades
que podem ser trabalhadas pelos profissionais da Sala de leitura com o objetivo
de incentivar nossos alunos a ler e melhorando assim o seu processo de escrita,
oratória e interpretação.
1- Trabalhando
com Charges: o objetivo dessa atividade é exercitar a leitura da charge e sua
contextualização. Para seu desenvolvimento sugerem-se os seguintes passos:
Selecionar uma charge atual que retrate uma situação polêmica. Pedir que os
educandos verbalizem o que compreendem da charge em questão e para que procurem
matérias no jornal que abordem o mesmo assunto tratado na charge. Com base nas
informações extraídas das matérias, juntamente com a leitura da charge,
devem-se debater os valores sociais que as charges carregam, analisando a
opinião nela expressa, e posicionando-se frente a essa opinião. A partir do
debate outras atividades podem ser geradas. Desde novas charges a textos
produzidos por eles.
2- Aprendendo
literatura com o jornal e a fazer jornal com a literatura. A partir da fábula
“A cigarra e as formigas” de Esopo e as paródias “A Formiga Boa” e “A Formiga
Má” de Monteiro Lobato, os alunos produzirão notícias relacionadas à morte da
personagem Cigarra e a boa ação da Formiga Boa.
3- Jornal falado: Cada aluno do grupo escolhe uma
notícia e faz apresentação como um noticiário de tevê ou rádio,
destacando a idéia central da notícia, onde aconteceu, como e quando. Houve
grupo que utilizou a criatividade e dramatizou a notícia. Outros, após apresentarem
a notícia, colocam a opinião pessoal, falando sobre a importância da notícia,
ou aspecto negativo
4-Minha história é assim. O objetivo dessa atividade é
exercitar a escrita e estimular a imaginação dos alunos. Para fazer o seu
desenvolvimento é necessário selecionar vários títulos de matérias e distribuir
um título para cada educando. A ideia é que cada educando crie uma narrativa
tomando o título que recebeu como ponto de partida.
5-Jogo das Hipóteses Fantásticas: a ideia é fazer a
leitura de duas matérias, de uma retira o sujeito e de outra o predicado. A
união dos elementos fornecerá a hipótese para o trabalho, e uma nova matéria
surgirá da cabecinha do aluno.
- No
primeiro momento faz-se a leitura de duas notícias e de uma delas tira o
sujeito.Ex: nome da cidade, o homem, o político, o jogador, etc.
-Da segunda notícia tira o predicado.
Ex: houve enchente, caiu na ponte, está em primeiro lugar das pesquisas, fez cinco gols...
- A união desses elementos fornecerá a hipótese para o trabalho, primeiramente frases e depois da produção de texto, pode ser feita individualmente ou em dupla.
6- Serão entregues para os alunos ilustrações de uma história, que estarão embaralhadas, para que eles tentem organizá-la. Em sequencia, a professora fará a leitura para que possam constatar se acertaram.
7-Roda de leitura maluca- cada aluno receberá um trecho de um conto, a professora inicia a leitura e os alunos deverão tentar continuar de acordo com a sequência que eles acreditem ser correta.
8-Leitura em voz alta feita pelo professor de textos dos diversos gêneros.
9-Roda de leitura de livros de literatura, jornais e revistas, textos científicos e instrucionais, nas quais os alunos são incitados a ler com propósitos definidos e depois a compartilhar as impressões sobre o que leram.
10-Empréstimo de livros para utilização fora do espaço escolar.
11-Manuseio de diferentes portadores de texto.
12-Leitura compartilhada: cada um ler um trecho do texto ou livro (inclusive de textos projetados em data show).
13-Produção de murais com opiniões dos alunos sobre livros e sugestões de leitura..
14-Promover campeonatos de leitura e escrita.
15-Sarau e apresentações literárias.
16-Ficha de leitura – destinada ao registro individual das leituras feitas pelos alunos. Deverá ser arquivada na turma e divulgada para outros grupos; (Modelo já apresentado em outra postagem)
17-Passaporte de leitura – espécie de carteirinha onde serão marcados os livros lidos com uma resumida ficha de leitura;
18- Propaganda de leitura – as crianças divulgam e indicam leituras através de resenhas expostas no mural da escola. Deve ser contada parte da história de forma que o leitor sinta-se instigado a ler a obra inteira;
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