sábado, 12 de julho de 2014

A Lei nº 10.639



A Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, tornou obrigatório o ensino da História da África e dos Afro-descentes, nas escolas públicas e privadas do Ensino Básico. É oportuno mencionar que tal lei é fruto de pauta reivindicatória dos movimentos negros por políticas públicas que contemplem ações afirmativas e, também pela inserção de uma educação de qualidade promotora da equidade, dos direitos e da pluralidade cultural, bem como para a construção de currículos escolares que deem conta da diversidade de nosso país, ganha maior visibilidade a partir da 3ª Conferência Mundial contra o Racismo. No entanto, muitas são os motivos apontados para que a mesma não seja aplicada corretamente e seu trabalho fique restrito a momentos específicos realizados pela escola como feiras, O dia da Consciência negra, entre outros planejados pelas escolas na busca de dizer que a escola trabalha a questão, quando na verdade isso não ocorre. O principal motivo apontado para não aplicação da leis corretamente está a  extensão do conteúdo escolar da disciplina História, está que é considerada a disciplina que muitos entendem que deveria trabalhar o conteúdo proposto pela lei. No entanto, enquanto coordenadora vejo que tal tarefa poderia ser compartilhada com outras disciplinas como: Geografia, Artes, Ensino Religioso, Estudos Amazônicos e Língua Portuguesa.
1-    A geografia poderia ficar responsável por trabalhar toda a parte geográfica da África: relevo, clima, vegetação, questões econômicas, políticas e sociais.  Os temas seriam divididos pelas séries (5ª a 8ª) considerando a sua complexidade;
2-    Artes: na artes poderia ser trabalhada a Cultura africana e sua contribuição: música, dança, escultura, pintura também dividida entre as séries considerado o nível de cada uma.
3-    Ensino Religioso: As religiões de matrizes africanas e sua influência nas Religiões Brasileiras assim como poderia trabalhar também a questão do respeito trabalhando a Apartheid;
4-    Estudos Amazônicos: na 6ª série se trabalha a Formação do Povo amazônico e a vinda do negro para a Amazônia. No entanto creio que a discussão deste tema poderia ser ampliado para as outras séries e ser trabalhado de forma mais profunda.
5-    Língua Portuguesa: poderia ser trabalhado os escritores de nacionalidade africana e suas obras.
Vale ressaltar que os temas propostos em cada disciplina deveriam ser trabalhada em todas as séries considerado seu nível de complexidade e o nível da turma. Os temas deveriam estar incorporados ao currículo a ser trabalhado dentro das escolas.

No entanto, enquanto a lei não é aplicada corretamente, abaixo vai uma proposta de aula que pode ser trabalhada em todas as turma sobre a lei 10.639
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Avaliar a aplicação da Lei 10.639 nas escolas, 10 anos após sua promulgação.
- Identificar e discutir quais ações de implementação desta lei foram efetivas na escola e quais ainda podem ser implementadas.
- Investigar e implementar ações afirmativas na comunidade com relação a esta lei.
Estratégias e recursos da aula
        O objetivo desta aula é investigar com os alunos a aplicação da Lei 10.639/2003 nas escolas, em suas ações diárias, em seu currículo, em seu Projeto Político Pedagógico. Enfim, fazer uma pesquisa na própria escola sobre a efetividade desta lei.
       Com base na afirmação da Lei 10.639/2003, várias atividades serão propostas para esta investigação nesta aula.
Aula 1
Antes de iniciar a investigação da Lei na prática, leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que acessem a Internet.
a) Remeta os alunos à leitura individual das seguintes reportagens:
Reportagem sobre a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa no estado da Bahia. Disponível em: http://www.pt.org.br/blog-secretarias/aprovacao-do-estatuto-da-igualdade-racial-na-bahia-e-vitoria-do-movimento-negro-diz-valmir/. Acesso em 27 de maio de 2014.
Reportagem do MEC sobre a Lei 10639, MACHADO, Maria Clara. Lei obriga o ensino de história e cultura afro, disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?id=9403&option=com_content&task=view. Acesso em 27 de maio de 2014.
Reportagem da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Colégios ignoram lei que obriga ensino da cultura afro, disponível em: http://www.cnte.org.br/index.php/comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/1297-colegios-ignoram-lei-que-obriga-ensino-da-cultura-afro. Acesso em 27 de maio de 2014.
b) Feita a pesquisa, solicite que os alunos discutam as reportagens acima, de forma crítica, no sentido de procurar entender o por quê destas ações, quais os impactos sociais e políticos das mesmas e se na prática cotidiana têm visto estas ações acontecerem.
Nesta etapa, o professor deverá orientar os alunos para que selecionem e anotem todas as informações que considerem relevantes, bem como pesquisem por figuras relativas ao tema.
Sugestão de roteiro:
1 – O que diz a Lei 10.639/2003 e o que motivou a sua criação?
2- O que acontece que uma Lei nem sempre é cumprida?
3 - Na sua escola esta lei é cumprida?
4 - Por que você pensa que a Lei ainda não está sendo cumprida em sua totalidade?
5 - Qual a importância de um Estado ter a Lei da Igualdade Racial aprovada? Você pensa que isto muda a vida em sociedade?
6 - Por que ela se tornou uma luta dos trabalhadores da educação? 
 Aulas 2 a 4
Solicite que a turma investigue os documentos da Lei 10.639/2003 e outros desdobramentos. Para isto:
a) Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
b) Dê a cada grupo um documento diferente para ser investigado:
- Grupo 1 pesquisará sobre o Estatuto da Igualdade Racial, Lei 12.288, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm. Acesso em 01 de junho de 2014.
- Grupo 2 pesquisará sobre o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira, disponível em: http://www.paulofreire.org/wp-content/uploads/2012/PME/planonacional_10639.pdf. Acesso em 01 de junho de 2014.
- Grupo 3 pesquisará os Pareceres e Resoluções sobre Educação das Relações Étnico-Raciais, disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?catid=323:orgaos-vinculados&id=12988:pareceres-e-resolucoes-sobre-educacao-das-relacoes-etnico-raciais&option=com_content&view=article. Acesso em 28 de maio de 2014.
- Grupo 4 – Pesquisar junto a Secretaria Estadual e Municipal se as escolas públicas e particulares da cidade cumprem ou não a  Lei 10.639/03. Organize os dados em um documento para socializar com os demais grupos.
c) Terminada a pesquisa, solicite que os alunos apontem pontos que considerem importantes para a prática da escola, no dia a dia da convivência com questões diversas como racismo, cultura negra e africana etc.
Aulas 5 a 7
Nesta aula, os alunos irão assistir ao vídeo da TV Escola da Série "Salto para o Futuro - Edição Especial" intitulado "10 anos da Lei 10.639" duração de 60min, disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=22046. Acesso em 01 de junho de 2014. Será necessário mais de uma aula de 50 minutos, pois o vídeo tem duração de 1 hora. 
1 - Leve os alunos para a sala de vídeo ou o Laboratório de Informática e divida-os em grupos de 5 ou 6 alunos.
2 - Exiba o vídeo "10 anos da Lei 10.639" disponível no endereço acima citado. 
3 - Antes da exibição do vídeo, entregue aos alunos o roteiro abaixo para que,  antecipadamente, tenham conhecimento  sobre o foco das discussões  e respondam logo após a exibição do mesmo.
R O T E I R O 
a - Qual o balanço que os especialista fazem dos “10 anos da Lei 10.639/2003”?
b - Que são ações afirmativas?
c - O que é uma visão Eurocêntrica?
d - Por que ainda é necessário discutir racismo na escola?
e - O que a professora Tânia Miller destaca como distorções sobre a imagem do negro nos livros didáticos?
f - Por que o professor diz que o conceito de História e Cultura Africana e Afro-brasileira é um conceito em construção?
g - A partir do balanço que o programa faz dos 10 anos da Lei 10.63/2003, pense juntamente com seu grupo, ações efetivas para que as escolas possam fazer valer a Lei e faça o registro das propostas do mesmo.
4 - Solicite aos alunos que selecionem e anotem todas as informações que considerem relevantes, bem como pesquisem por figuras relativas ao tema, pois serão utilizados na  campanha de defesa do cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08 para inclusão dos conteúdos da Cultura Afro e Indígenas no currículo das escolas.
Aulas 8 a 10 - O fechamento da temática
1 - Oriente os alunos para criar folhetos explicativos sobre o tema, com o máximo de informações possíveis sobre a Lei 9639/2003, tais como sua finalidade, importância de que seja cumprida na escola e também sobre as consequências do seu descumprimento. Utilize para isso as informações e figuras selecionadas durante as aulas. Para tanto, poderão ser usados editores de texto e imagem, tais como o Microsoft Word e o Paintbrush.
2 - Caso a sua escola seja uma das escolas que ainda não implementou esta Lei, proponha ações de intervenção  junto à direção, professores e alunos para contribuir com a mudança desta realidade.
Sugerimos que os folhetos produzidos pelos alunos sejam distribuídos na escola e na comunidade (Secretaria de Educação Estadual e Municipal, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, Diretores de Escolas etc.), para socializar as proposições de ações efetivas como a contribuição para que esta Lei seja cumprida em cada escola da sua cidade.
Sugestão de como fazer um Folheto:
                                                     
Imagem disponível em: http://www.slideshare.net/jugense/como-fazer-um-folheto-2000211 . Acesso em 14.06.2014
     Professor é importante que os alunos se conscientizem de que, implementar a Lei 9.369/2003 em todas as escolas brasileiras, não significa apenas um ato de inclusão dos negros numa sociedade que os exclui e os desqualifica a séculos, mas é permitir que tenham acesso a uma educação que lhes permita assumirem-se como cidadãos autônomos, críticos e participativos.
Recursos Complementares
1 - Sugestão de vídeo de uma Mesa-redonda sobre os 10 anos da Lei 10.639/03: balanço e perspectivas. Duração: 1h58min35seg., disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8WbLZOPcXUs. Acesso em 01 de junho de 2014.
Avaliação
Avaliar se as atividades propostas contribuíram para aprimorar a capacidade crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à importância do cumprimento da Lei 10.639/2003, através das respostas às perguntas solicitadas e da participação nos debates.
Avaliar também, durante o processo, se o aluno foi capaz de selecionar informações relevantes e adequadas sobre o tema para a elaboração dos folhetos. A criatividade dos alunos também deve ser considerada!
 FONTE: portaldoprofessor.mec.gov.br

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