segunda-feira, 21 de julho de 2014

MUDANÇA DE ESCOLA NO MEIO DO ANO É BOM PARA O ALUNO (A)? SE FOR REALMENTE NECESSÁRIO COMO AJUDAR O SEU FILHO A SE ADAPTAR AO NOVO AMBIENTE ESCOLAR?

          
            As mudanças de escola no meio do período letivo são frequentes mas ate que ponto ela pode prejudicar a vida escolar do aluno e como ajuda-lo a adaptar-se a uma nova realidade escolar como novos professores, novos amigos caso isso seja realmente necessário?
           Várias são as causas que levam os país a transferirem seu filho de escola que vai desde a mudança de cidade quando por exemplo conseguem um novo emprego desde a insatisfação do mesmo com a metodologia utilizada pela escola, a falta constante de professores, o não avanço do aluno em relação aquilo que é esperado pelos pais. No entanto, tomar a decisão de mudar a criança de escola deve ser uma atitude que deve ser bem avaliada. Para crianças pequenas as mudanças não são tão difíceis pois crianças menores possuem mais facilidade de se adaptar a elas e a fazer novos amigos porém para as crianças maiores este momento se torna mais complicado pois ele já é capaz de ter laços de afetividade que se cortados de forma repentina podem causar sérios danos a aprendizagem e ao desenvolvimento escolar satisfatório. Portanto esse é um momento que necessita de muita conversa dos pais com os filhos.
         Casos como mudanças provocadas pela troca de cidade em relação a trabalho não há o que fazer. No entanto se o problema for com a escola quem sabe uma boa conversa com direção e coordenação não pode resolver? Mudar de escola no meio do ano pode trazer prejuízos de conteúdo e aprendizagem para o aluno pois geralmente o tempo de aprendizagem e a intensidade com que os conteúdos são trabalhados difere de uma escola para outra. Porém, caso não haja outro jeito algumas dicas devem ser consideradas para colaborar o aluno na adaptação:
1- Leve o aluno antecipadamente para que ele conheça a escola;
2- Converse que essa é uma oportunidade onde ele poderá ter novos amigos, ter novas oportunidades de aprendizagem;
3- Tenha uma conversa com a coordenação para explicar a situação da mudança e de que precisará da ajuda da mesma para colaborar na adaptação de seu filho (a);
4- Converse diretamente com os professores e explique a situação;
5- Faça-se sempre presente a escola para acompanhar as evoluções e as possíveis dificuldades que ele possa esta tendo;
6- Caso perceba que seu filho esta tendo problemas de adaptação procure a direção e a coordenação para pedir ajuda; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário