sexta-feira, 25 de julho de 2014

A IMPORTANCIA DAS CAPACIDADES NÃO-COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DO ALUNO



  Durante muito tempo, inteligência, capacidade de resolver problemas e raciocínio lógico foram vistas como a fórmula ideal para que o aluno tivesse sucesso na sua vida escolar. Conhecidas como competências cognitivas por estarem ligadas ao conhecimento todas as avaliações educacionais externas e internas sempre visam verificar as mesmas nos alunos.
Porém, um novo elemento foi adicionado à capacidade de alcançar o sucesso individual dos alunos. Diversas pesquisas mostraram que não basta dominar Português e Matemática, por exemplo, se o indivíduo não souber se relacionar com os outros, não for determinado e não conseguir controlar suas emoções, entre outras características da personalidade. Assim as competências não-cognitivas ou socioemocionais, como chamam os educadores: autonomia, estabilidade emocional, sociabilidade, capacidade de superar fracassos, curiosidade, perseverança ganharam também grande importância para que o aluno consiga o sucesso educacional e também seja um profissional de sucesso no futuro. Assim vejamos cada uma delas:
Habilidades Socioemocionais (não-cognitivas)
     O que as pesquisas estão descobrindo agora é o que  pais e professores já sabiam há tempos. Ninguém conseguirar trilhar um caminho educacional e profissional sem esforço, organização, dedicação e boa sociabilidade, mesmo um aluno inteligentíssimo terá dificuldades em ter uma vida estudantil e profissional bem sucedida. Porém,  um aluno com alguma dificuldade de aprendizagem pode compensar com perseverança, disciplina e maturidade emocional para conseguir se destacar. Essas habilidades não cognitivas podem levar o aluno a não desistir dos estudos, por exemplo. Essas características não são talentos natos, mas podem ser aprendidas em qualquer momento da vida. Basta que o aluno seja estimulado e conviva com pessoas que lhe demonstrem através de exemplos a importâncias das características socioemocionais para a sua vida dentro e fora do ambiente escolar. O aluno tem que ser estimulado para aprender essas características daí a importância da parceria família e escola
DETERMINAÇÃO: O aluno perseverante é organizado, disciplinado e focado para alcançar seus objetivos e, por isso, planeja seus estudos com responsabilidade e persiste no caminho que traçou.
COLABORAÇÃO: Dificilmente um profissional consegue realizar seu trabalho sozinho. É preciso aprender a lidar com as pessoas, ser cordial, generoso, afetuoso, confiável e solidário.
SOCIABILIDADE: capacidade de interagir de maneira saudável com os outros, expressando sentimentos e sensações, sabendo se impor, quando necessário.
ESTABILIDADE EMOCIONAL:  capacidade de lidar bem com situações de estresse. Inclui controlar os sentimentos negativos, como impulso, ansiedade e raiva assim como aproxima-se  de outras virtudes, como resiliência e perseverança.
PROTAGONISMO: capacidade de se ver como construtor da própria vida. Quem tem essa habilidade acredita no próprio aprendizado e no crescimento e consegue diferenciar a sua participação nas circunstâncias da vida daquelas que são decorrentes de fatores externos ou da interferência de terceiros.
CURIOSIDADE: vontade de aprender, de dar  abertura a novas ideias e experiências. Inclui a capacidade de ser criativo e de ter interesses amplos e variados e de não ter medo de se arriscar. 

REFERENCIA: REVISTA CRESCER

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