Durante
muito tempo, inteligência, capacidade de resolver problemas e raciocínio lógico
foram vistas como a fórmula ideal para que o aluno tivesse sucesso na sua vida
escolar. Conhecidas como competências cognitivas por estarem ligadas ao
conhecimento todas as avaliações educacionais externas e internas sempre visam verificar as mesmas nos alunos.
Porém, um novo elemento foi adicionado à capacidade
de alcançar o sucesso individual dos alunos. Diversas pesquisas mostraram que
não basta dominar Português e Matemática, por exemplo, se o indivíduo não
souber se relacionar com os outros, não for determinado e não conseguir controlar
suas emoções, entre outras características da personalidade. Assim as competências não-cognitivas ou
socioemocionais, como chamam os educadores: autonomia, estabilidade
emocional, sociabilidade, capacidade de superar fracassos, curiosidade,
perseverança ganharam também grande importância para que o aluno consiga o
sucesso educacional e também seja um profissional de sucesso no futuro. Assim
vejamos cada uma delas:
Habilidades Socioemocionais (não-cognitivas)
O que as
pesquisas estão descobrindo agora é o que pais e professores já sabiam há tempos. Ninguém
conseguirar trilhar um caminho educacional e profissional sem esforço,
organização, dedicação e boa sociabilidade, mesmo um aluno inteligentíssimo
terá dificuldades em ter uma vida estudantil e profissional bem sucedida.
Porém, um aluno com alguma dificuldade
de aprendizagem pode compensar com perseverança, disciplina e maturidade emocional
para conseguir se destacar. Essas habilidades não cognitivas podem levar o
aluno a não desistir dos estudos, por exemplo. Essas características não são
talentos natos, mas podem ser aprendidas em qualquer momento da vida. Basta que
o aluno seja estimulado e conviva com pessoas que lhe demonstrem através de
exemplos a importâncias das características socioemocionais para a sua vida
dentro e fora do ambiente escolar. O aluno tem que ser estimulado para aprender
essas características daí a importância da parceria família e escola
DETERMINAÇÃO:
O aluno perseverante é organizado, disciplinado e focado para alcançar seus
objetivos e, por isso, planeja seus estudos com responsabilidade e persiste no
caminho que traçou.
COLABORAÇÃO: Dificilmente um profissional
consegue realizar seu trabalho sozinho. É preciso aprender a lidar com as
pessoas, ser cordial, generoso, afetuoso, confiável e solidário.
SOCIABILIDADE: capacidade de interagir de maneira
saudável com os outros, expressando sentimentos e sensações, sabendo se impor,
quando necessário.
ESTABILIDADE EMOCIONAL: capacidade de lidar bem com situações de
estresse. Inclui controlar os sentimentos negativos, como impulso, ansiedade e
raiva assim como aproxima-se de outras
virtudes, como resiliência e perseverança.
PROTAGONISMO: capacidade de se ver como construtor
da própria vida. Quem tem essa habilidade acredita no próprio aprendizado e no
crescimento e consegue diferenciar a sua participação nas circunstâncias da
vida daquelas que são decorrentes de fatores externos ou da interferência de terceiros.
CURIOSIDADE: vontade de aprender, de dar abertura a novas ideias e experiências. Inclui
a capacidade de ser criativo e de ter interesses amplos e variados e de não ter
medo de se arriscar.
REFERENCIA: REVISTA CRESCER
REFERENCIA: REVISTA CRESCER
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