segunda-feira, 7 de julho de 2014

O FACEBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO


         Concorrer com o facebook, twitter, whatsapp entre outros instrumentos e redes sociais de comunicação não tem sido uma tarefa fácil para os professores, já que a modernização dos celulares, que nos dias atuais fazem muito mais do que apenas fazer  e receber chamadas, vem tirando a  atenção dos alunos durante as aulas e das explicações do professor. O celular tornou-se mais interessante do que o momento de aprendizagem em sala. Sendo assim, como utilizar as redes sociais a favor da mesma recuperando  a tenção dos alunos e tornando-a mais atraente e interessante. Ai vão umas dicas:
1-    Crie uma página ou um grupo da turmas no facebook;
2-    Peça para que os alunos compartilhem no Facebook suas opiniões e análises sobre os livros que você pediu para lerem.
3-    Organize uma pequena gincana com os alunos e passe atividades relâmpago pela rede social para que eles realizem dentro de um prazo limitado. Além disso, você pode postar atividades extras, sem que haja limitação de tempo ou gincana.
4-    No Facebook, é muito fácil criar e compartilhar conteúdos. Peça aos seus alunos que desvendem essas ferramentas e as utilizem para aplicar as matérias aprendidas em aula.
5-    Fomente a leitura por meio da criação de clubes do livro online.
6-    Em épocas de prova, você pode postar exercícios e atividades para que os alunos pratiquem os conteúdos que serão cobrados.
7-    Ao pedir a leitura de livros ou textos mais extensos, solicite aos alunos que postem online resumos sobre as obras ou críticas e análises.
8-    Peça aos alunos que sirvam como fontes de notícias e postem na página da escola ou da sala quais são os próximos eventos ou provas. Você pode separar uma pessoa específica para essa função.
9-    Você pode armazenar vídeos de aulas, palestras ou outros conteúdos relevantes para criar uma videoteca virtual acessível para os alunos e pais.
10-    Você pode armazenar fontes, links úteis, apresentações em PowerPoint no grupo da sala ou na página da escola.
11-    Conteúdos que estão sendo tratados na sala podem ser enriquecidos com outras informações online, como vídeos-aula, etc.
12-    Para alunos que são mais tímidos ou não gostar de falar em público, você pode organizar atividades de participação online, onde eles se sintam mais a vontade para interagir.
13-    Procure os perfis de alunos que já estão formados para que compartilhem suas experiências acadêmicas e profissionais com os alunos.
  14-      Os estudantes podem ajudar uns aos outros por meio dos grupos de Facebook, com a sua supervisão para evitar plágios ou outros erros.
15-    Encontre especialistas ou outros palestrantes para que tragam conteúdos relevantes para a sala de aula, seja online ou presencialmente.
16-    Durante trabalhos ou projetos, você pode se manter atualizado sobre o desempenho dos alunos, perguntando como eles estão e quais são as principais dificuldades encontradas.
17-    Aumente a interação e permita que os alunos façam observações, comentários e perguntas online durante a aula.
18-    Deixe instruções para trabalhos disponíveis online para consulta.

REFERENCIA: noticias.universia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário