domingo, 6 de julho de 2014

COMO TRABALHAR COM O HINO NACIONAL NA SALA DE AULA

      Os símbolos que representam uma nação, um estado, um município como o Brasão, a Bandeira e o hino são manifestações gráficas e musicais de importante valor histórico, criadas geralmente para definir a identidade social, econômica e cultural de um povo. Neste momento em que ocorre a Copa do Mundo no Brasil nossos símbolos como a Bandeira Nacional e principalmente o Hino estão presente em nosso dia a dia tanto que até quem não sabia a letra do Hino Nacional Brasileiro acabou aprendendo a partir do momento que torcedores passaram a cantar o hino à capela após o termino de sua execução. Desta forma, como aproveitar este momento e trabalhar o hino em sala de aulas com os alunos? Vamos ver algumas dicas
Atividade 1- Ouvindo o Hino Nacional Brasileiro
-Iniciar a aula conversando com os alunos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Faça perguntas como:
            Vocês conhecem o hino nacional? Vocês sabem cantar o hino nacional?
            Vocês entendem o hino?  Em quais situações é tocado o hino?
Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre a origem do hino para próxima aula.
Atividade 2: Tire cópias da letra do Hino distribua em sala e cante-a com os alunos

HINO NACIONAL BRASILEIRO
PARTE I
 
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.

SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
 
BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.

GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
TERRA ADORADA,

ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
PARTE II
 
 
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!

DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.
 
BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.

MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.
TERRA ADORADA,

ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

 

Atividade 3 – Mural com as pesquisas sobre o hino

- Organize a sala em círculo para discussão sobre as pesquisas trazidas pelos alunos.
É importante que os alunos falem o resultado da pesquisa.
       O que eles aprenderam?  Por que a linguagem é formal? Quando foi escrito o hino?
- Monte um mural e afixe as pesquisas. Sugira aos alunos que façam a leitura das pesquisas dos colegas.

Atividade 4- Usando o Dicionário: Procurando o significado das palavras desconhecidas

 -Organize a sala em duplas. Antes de iniciar o trabalho com o dicionário explique o significado das palavras Ipiranga (Rio onde às margens D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil) e Cruzeiro (Constelação do Cruzeiro do Sul), depois realize as seguintes etapas:
- Peça aos alunos que circulem as palavras que eles não conhecem que estão presentes no Hino Nacional.
- Para finalizar esta etapa vá ao quadro/lousa e escreva as palavras circuladas pelos alunos. Peça aos alunos que escrevam as palavras no caderno e depois organize-as em ordem alfabética, pois facilitará o encontro das palavras no dicionário.
- Avalie com seus alunos o significado do Dicionário. Vocês já utilizaram o dicionário? Quando o utilizamos? Como está organizado o dicionário? No final da conversa, a turma deve concluir que o dicionário possui o significado das palavras e que estão dispostas em ordem alfabética.
-Entregue um dicionário para cada dupla e oriente-os a procurarem as palavras circuladas. Explique que as palavras encontradas no dicionário são chamadas de sinônimos (de acordo com o dicionário Aurélio a definição de sinônimo é: Diz-se de, ou palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação de outra)

 Atividade 5 –Trabalhando com o Vocabulário
- Registre os sinônimos no quadro/lousa e faça a leitura dos trechos do Hino junto aos alunos com os vários significados encontrados. Escolham o melhor sinônimo para o contexto.
- Encontrados os significados das palavras, explique aos alunos o significado e importância do Vocabulário, nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto.
- Vá para o quadro/lousa e monte o vocabulário (glossário)  com a turma, inicie a escrita das primeiras palavras para maior compreensão dos alunos.

VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)
BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES

GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO

Atividade 6 – Ilustrando o Hino Nacional
- Estimule a compreensão das estrofes do hino, para isso, promova uma exploração oral de cada trecho: Vocês entenderam a estrofe? Ficou mais fácil compreender depois de trabalharmos o sentido de algumas palavras?
- Distribua trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrem o que entenderam.
- Faça as cópias em folha A3 e deixe um espaço abaixo para ilustração.
- Finalizado o trabalho, fixe as ilustrações no mural da sala para que os alunos apreciem.
Peça aos alunos que cantem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi entregue pelo professor.
Disciplinas e conteúdos em que esta atividade pode ser trabalhada de forma interdisciplinar:
1-      Língua portuguesa: aprender a usar o dicionário, significado das palavras, uso da língua culta e coloquial e leitura e interpretação de texto;
2-      Artes: ritmo, musicalidade, ilustração do hino; a música como forma de  expressão artística
3-      História: pesquisa sobre a história do hino e o momento histórico em que ele foi escrito; identidade cultural;
4-      Ensino Religioso: respeito aos símbolos sejam eles religiosos ou não;

Referência: portaldoprofessor.mec.gov.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário