Os símbolos que representam uma nação, um
estado, um município como o Brasão, a Bandeira e o hino são manifestações
gráficas e musicais de importante valor histórico, criadas geralmente para
definir a identidade social, econômica e cultural de um povo. Neste momento em que
ocorre a Copa do Mundo no Brasil nossos símbolos como a Bandeira Nacional e
principalmente o Hino estão presente em nosso dia a dia tanto que até quem não
sabia a letra do Hino Nacional Brasileiro acabou aprendendo a partir do momento
que torcedores passaram a cantar o hino à capela após o termino de sua
execução. Desta forma, como aproveitar este momento e trabalhar o hino em sala
de aulas com os alunos? Vamos ver algumas dicas
Atividade 1- Ouvindo o Hino Nacional Brasileiro-Iniciar a aula conversando com os alunos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Faça perguntas como:
Vocês conhecem o hino nacional? Vocês sabem cantar o hino nacional?
Vocês entendem o hino? Em quais situações é tocado o hino?
Peça aos alunos que
façam uma pesquisa sobre a origem do hino para próxima aula.
Atividade 2: Tire cópias da letra do Hino distribua em sala e cante-a
com os alunos
HINO NACIONAL BRASILEIRO
PARTE I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE, E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS, BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE. SE O PENHOR DESSA IGUALDADE CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE, EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE, DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA, SALVE! SALVE!
BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE, SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO, A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE. GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO, E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU,BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA! DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA, BRASIL! |
PARTE II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO
ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO, FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA, ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO! DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA, TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES; "NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA," "NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA, SALVE! SALVE!.
BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO, E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA -PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO. MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA, NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU, BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA! DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA, BRASIL! |
Atividade 3 – Mural com as
pesquisas sobre o hino
- Organize a sala em círculo para discussão sobre
as pesquisas trazidas pelos alunos.
É importante que os alunos falem o resultado da pesquisa.
É importante que os alunos falem o resultado da pesquisa.
O que eles aprenderam? Por que a
linguagem é formal? Quando foi escrito o hino?
- Monte um mural e afixe as pesquisas. Sugira aos
alunos que façam a leitura das pesquisas dos colegas.
Atividade 4- Usando o Dicionário:
Procurando o significado das palavras desconhecidas
-Organize a
sala em duplas. Antes de iniciar o trabalho com o dicionário explique o
significado das palavras Ipiranga (Rio onde às margens D. Pedro I proclamou a
Independência do Brasil) e Cruzeiro (Constelação do Cruzeiro do Sul), depois
realize as seguintes etapas:
- Peça aos alunos que circulem as palavras que eles não conhecem que
estão presentes no Hino Nacional.
- Para finalizar esta etapa vá ao quadro/lousa e escreva as palavras circuladas pelos alunos. Peça aos alunos que escrevam as palavras no caderno e depois organize-as em ordem alfabética, pois facilitará o encontro das palavras no dicionário.
- Avalie com seus alunos o significado do Dicionário. Vocês já utilizaram o dicionário? Quando o utilizamos? Como está organizado o dicionário? No final da conversa, a turma deve concluir que o dicionário possui o significado das palavras e que estão dispostas em ordem alfabética.
- Para finalizar esta etapa vá ao quadro/lousa e escreva as palavras circuladas pelos alunos. Peça aos alunos que escrevam as palavras no caderno e depois organize-as em ordem alfabética, pois facilitará o encontro das palavras no dicionário.
- Avalie com seus alunos o significado do Dicionário. Vocês já utilizaram o dicionário? Quando o utilizamos? Como está organizado o dicionário? No final da conversa, a turma deve concluir que o dicionário possui o significado das palavras e que estão dispostas em ordem alfabética.
-Entregue um dicionário para cada dupla e oriente-os a procurarem as
palavras circuladas. Explique que as palavras encontradas no dicionário são
chamadas de sinônimos (de acordo com o dicionário Aurélio a definição de
sinônimo é: Diz-se de, ou palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação
de outra)
- Registre os sinônimos no quadro/lousa e faça a leitura dos trechos do
Hino junto aos alunos com os vários significados encontrados. Escolham o melhor
sinônimo para o contexto.
- Encontrados os significados das palavras, explique aos alunos o significado e importância do Vocabulário, nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto.
- Vá para o quadro/lousa e monte o vocabulário (glossário) com a turma, inicie a escrita das primeiras palavras para maior compreensão dos alunos.
- Encontrados os significados das palavras, explique aos alunos o significado e importância do Vocabulário, nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto.
- Vá para o quadro/lousa e monte o vocabulário (glossário) com a turma, inicie a escrita das primeiras palavras para maior compreensão dos alunos.
VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)
BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES
GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO
Atividade 6 – Ilustrando o Hino Nacional
- Estimule a compreensão das estrofes do hino, para isso, promova uma
exploração oral de cada trecho: Vocês entenderam a estrofe? Ficou mais fácil
compreender depois de trabalharmos o sentido de algumas palavras?
- Distribua trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrem o que entenderam.
- Distribua trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrem o que entenderam.
- Faça as cópias em folha A3 e deixe um espaço abaixo para ilustração.
- Finalizado o trabalho, fixe as ilustrações no mural da sala para que
os alunos apreciem.
Peça aos alunos que cantem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi entregue pelo professor.
Peça aos alunos que cantem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi entregue pelo professor.
Disciplinas e conteúdos em que
esta atividade pode ser trabalhada de forma interdisciplinar:
1-
Língua
portuguesa: aprender a usar o dicionário, significado das palavras,
uso da língua culta e coloquial e leitura e interpretação de texto;
2-
Artes:
ritmo, musicalidade, ilustração do hino; a música como forma de expressão artística
3- História: pesquisa sobre a história do
hino e o momento histórico em que ele foi escrito; identidade cultural;
4-
Ensino
Religioso: respeito aos símbolos sejam eles religiosos ou não;
Referência: portaldoprofessor.mec.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário