Hoje, 18 de junho de 2014, se estivesse vivo estaria completando 96 anos um dos maiores defensores da luta pelos direitos humanos e pela igualdade racial, principalmente em seu país de origem, África do Sul, Nelson Mandela
Mandela foi o líder negro mais importante do mundo que se puseram contra o racismo e o apartheid na África do Sul. Superou barreiras e conseguiu levar qualidade e justiça para seu povo, sendo agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em uma pequena aldeia na região sudeste da África do Sul chamado de Transkei. Seu pai era chefe da aldeia e um membro da família real da tribo Thembu, que falava a língua Xhosa. Como um menino, Mandela cresceu na companhia dos anciãos e chefes tribais.
Mandela também foi profundamente influenciado por sua educação em escolas da Igreja Metodista. Depois de ser expulso da Fort Hare University College em 1940 por liderar uma greve estudantil, Mandela obteve um diploma de Witwatersrand University. Em 1942 ele recebeu uma licenciatura em Direito pela Universidade do Sul da África.
Em 1962 Mandela foi novamente preso, desta vez foi obrigado deixar a África do Sul por incitação greves. Ele foi condenado a cinco anos de prisão. No ano seguinte, ele foi julgado com outros líderes do Umkhonto weSizwe sob a acusação de alta traição. Mandela foi condenado à prisão perpétua, na prisão de segurança máxima de Robben na África do Sul.
Durante 27 anos Mandela passou na prisão, seu exemplo de sofrimento silencioso foi apenas uma das muitas pressões sobre o governo da África do Sul do apartheid. Mas com o passar dos anos, Mandela começou a ser visto como martir na África do Sul e em todo o mundo, tornando-o um símbolo de protestos internacionais contra o apartheid.
MINHAS IMPRESSÕES
Me inspiro muito em uma frase dita por Mandela "A Educação é a única arma que você pode utilizar para mudar o mundo". Apesar de ser formado em Direito, Mandela possuía alma de Educador. Pois, assim como ele, compartilho com a ideia de que a educação pode transformar a vida das pessoas e ao transformar suas vidas automaticamente estará transformando a sociedade, o mundo em que vivemos visto que o homem é o responsável pela construção, reconstrução e transformação do meio em que vive e para realizar isso ele utiliza os conhecimentos que adquire através da educação. Por isso considero que quanto mais investirmos em educação menos precisaremos gastar com cadeias, presídios, saúde pois a educação, se oferecida com qualidade, é capaz de transformar a vida das pessoas e fazer com que elas consigam construir um meio melhor para sobreviverem e conviverem com as pessoas que estão a sua volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário