domingo, 6 de julho de 2014

O INCENTIVO AO HÁBITO DE LER COMEÇA EM CASA

              Incentivar jovens e crianças ao hábito da leitura nos dias atuais não é uma tarefa muito fácil, afinal vivemos na era da tecnologia e para a grande maioria não há como trocar o vídeo game, o tablet,  o facebook e o twitter entre outros recursos tecnológicos por um livro com 100, 200 páginas que não trás a mesma dinamicidade que esses recursos nos proporcionam. No entanto, incentiva-los ao hábito da leitura é importante, pois quem lê aumenta seu nível cultural, seu vocabulário e consequentemente  escreve bem e fala bem. O hábito de ler deve ser incentivado desde criança e é uma ação que deve iniciar em casa. Portanto, aqui vão umas dicas:

1-O primeiro – e principal – passo é dar o exemplo. Tenha livros em casa e, o mais importante: leia com (e para) a criança. “Pais leitores terão mais facilidade para criar o mesmo hábito nos filhos”;

2. Vá com as crianças a espaços culturais onde  há eventos relacionados ao universo literário, como contações ou peças de teatro adaptadas de livros.


3. Em bibliotecas e livrarias, em vez de deixar a meninada sozinha explorando as prateleiras, ajude a escolher as obras mais adequadas e leia as histórias. Aproveite a ocasião para ensinar que é preciso cuidar do livro – ou seja, que não vale rasgar, amassar ou rabiscar as páginas.


4. Em casa, deixe os livros em locais de fácil acesso para o seu filho. Vale ter exemplares na caixa de brinquedos, na banheira e no berço;


5. E ainda vale outra dica: não basta apenas deixar os livros à vista das crianças. “É preciso ‘fazer a ponte’, criar o interesse. O pai precisa ser o mediador nessa relação


6. Leia para o seu filho na hora de dormir, mas crie também outros momentos de leitura no dia a dia: depois das refeições, na volta da escola.... Seu filho vai visitar o amigo? Coloque o livro preferido dele na mochila. E se no fim de semana vai receber os amigos dele em casa, incentive uma roda de leitura. A partir da história de um livro, pode surgir uma brincadeira.


7. Mesmo que seu filho ainda não saiba ler, deixe que ele conte o enredo à sua maneira. E lembre-se: crianças costumam pedir pela mesma história mais de uma vez.


8. Leia para seu filho desde bebê. Invista em livros de tecido, de plástico, cartonados, com texturas, pop-ups (os mais simples, não os muito elaborados) e deixe que ele “brinque” com as páginas. Assim, ele já se familiariza com o objeto.


9. “Tocar a tela de um tablet é como virar a página de um livro”, diz Christine Fontelles, diretora de educação do Ecofuturo. Ela acredita que o gosto pela leitura pode ser estimulado tanto a partir de uma plataforma impressa quanto de uma digital. Deixe que as crianças manipulem os apps, mas esteja por perto, conte aquela história para a criança (assim como faz com os livros).


10. Os livros digitais com recursos como sons e animações são mais atraentes. Mas, mesmo nos tablets, não deixe de procurar por obras com boas histórias e adequadas à idade do seu filho.
REFERÊNCIA: revistacrescer.globo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário