quarta-feira, 9 de julho de 2014

O ESQUECIDO PLANO DE AULA

                                                                      
              Prática quase não utilizada pelos professores atualmente, fazer seu plano de aula,  quer seja pela tão falada falta de tempo como alguns dizem ou até mesmo por acharem desnecessário, o Plano de aula  é ensinado sim nas Universidades, e mente quem diz o contrário.
              O modelo que aprendi a fazer, e que irei apresentar agora,  quando ainda no ensino Médio no Magistério na disciplina Prática de Ensino brilhantemente ministrada pela minha então professora, hoje colega de trabalho, Elizabeth Gurrão, que diga-se de passagem foi uma das minhas inspirações para escolher o caminho da Educação como carreira profissional.
             Enfim, percebo que o plano de aula não é uma pratica constante dos professores no dia a dia, pois enquanto coordenadora convivo diariamente com eles, e pude confirmar esta teoria ao ser procurada por duas colegas, que estão cursando universidade pelo Parfor, ambas professores do ensino Fundamental, mas que não tinham a mínima ideia de como fazer um plano de aula e esta tarefa lhes estava sendo cobrada como atividade dentro da disciplina que estavam estudando (afinal sendo a turma do Parfor formada apenas por alunos que são professores e que já atuam em sala de aula o mínimo que se espera e que eles saibam fazer um plano de aula).
            Dai a ideia de fazer este post, quem sabe não pode interessar a alguém. Essa é uma estrutura simples mas que facilita é muito a vida do professor principalmente para que quando ele em sala de aula ele tenha uma noção da atividade que irá realizar com seus alunos:
                                              ROTEIRO DE PLANO DE AULA
 
1- IDENTIFICAÇÃO
- ESCOLA
- PROFESSOR
- DISCIPLINA
- SÉRIE/ANO
- TURMA
- DATA
 
2- QUANTIDADE DE AULAS PREVISTAS PARA SUA EXECUÇÃO
3- TEMA: ASSUNTO QUE SERA ABORDADO
4- OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS (QUE O PROFESSOR QUER QUE O ALUNO ALCANCE, O QUE O PROFESSOR ESPERA QUE O ALUNO APRENDA)
5- CONTEÚDO: DETALHAMENTO DO TEMA, TUDO QUE SERÁ ABORDADO DURANTE A O TRABALHO DO MESMO EM SALA
6- METODOLOGIA: COMO O PROFESSOR FARÁ PARA DESENVOLVER O TEMA EX: LEITURA DE TEXTO, AULA EXPOSITIVA, OU QUALQUER OUTRA ATIVIDADE QUE SERÁ REALIZADA COM O ALUNO. COM A PROFESSORA BETH, COMO CITEI ANTERIORMENTE APRENDI A DIVIDIR A METODOLOGIA EM MOMENTOS (LOGO ABAIXO DA ESTRUTURA DAREI UM EXEMPLO CLARO DE PLANO DE AULA)
7- RECURSOS DIDÁTICOS: EX: PROJETO, CÓPIAS DE TEXTOS, LIVROS, CARTAZ, JOGOS ETC.
8- AVALIAÇÃO: AO FINAL DO ESTUDO DO CONTEÚDO COMO O ALUNO SERÁ AVALIADO: ATRAVÉS DE UMA PRODUÇÃO TEXTUAL, UM SEMINÁRIO, PARTICIPAÇÃO NAS AULAS E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. VEJAMOS ENTÃO UM EXEMPLO CONCRETO DE PLANO DE AULA.
 
 
PLANO DE AULA (modelo)
 
1- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: Charles Chaplin
PROFESSOR (a) Sheila Maria
DISCIPLINA: Língua Inglesa
SÉRIE/ANO: 6ª- ano
TURMA: 601/9
DATA: 08/07/2014
AULAS PREVISTAS: 06 AULAS
 
2- TEMA: Números em Inglês de 0 a 100
3- OBJETIVOS
             -GERAL: Escrever e pronunciar corretamente os números em inglês de 0 a 100
             - ESPECÍFICOS: (NO MÍNIMO 03)
                          - Escrever os números do português para o inglês e vice versa;
                          - Identificar quantidades de pessoas, objetos, animais em inglês na sua forma escrita e falada;
                           - Identificar o numeral em inglês na sua forma escrita em pequenos textos em inglês.
                          - Relacionar o numeral escrito ao seu algarismo
 
4- CONTEÚDO
- Números de 0 a 10;
- Dezenas: 10,20,30,40, 50 ETC.
- Números de 20 a 50
- Números de 50 a 100
 
5- METODOLOGIA
1ª- MOMENTO: apresentação dos números cardinais, explicar que os números cardinais indicam quantidades e que nos vamos aprende-lo para indicar horas, quantidades de pessoas, objetos, idade etc.
 2º- momento: escrita e pronuncia dos números de 0 a 10;
 3º- Escrita e pronuncia das dezenas em inglês
 4º- momento: explicar que para formar os números de 13 a 19 basta colocar o teen no final da unidade. Ex: thirteen, fourteen, fifteen etc.
 5º- Diferença entre twelve (12) e twenty (20)
 6º- momento: juntando dezenas e unidades: números de 20 a 50 (pronuncia e escrita)
7º- momento: números de 50 a 100: pronuncia e escrita
 
6- RECURSOS: data show, microssistem, quadro, Pincel para quadro branco
 7- AVALIAÇÃO: os alunos serão avaliados pela participação durante as aulas e com uma atividade final escrita. 
 
                    Bem, é isso, espero que possa servir e ser utilizado por alguém. Façam bom proveito.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


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