Prática quase não utilizada pelos professores atualmente, fazer seu plano de aula, quer seja pela tão falada falta de tempo como alguns dizem ou até mesmo por acharem desnecessário, o Plano de aula é ensinado sim nas Universidades, e mente quem diz o contrário.
O modelo que aprendi a fazer, e que irei apresentar agora, quando ainda no ensino Médio no Magistério na disciplina Prática de Ensino brilhantemente ministrada pela minha então professora, hoje colega de trabalho, Elizabeth Gurrão, que diga-se de passagem foi uma das minhas inspirações para escolher o caminho da Educação como carreira profissional.
Enfim, percebo que o plano de aula não é uma pratica constante dos professores no dia a dia, pois enquanto coordenadora convivo diariamente com eles, e pude confirmar esta teoria ao ser procurada por duas colegas, que estão cursando universidade pelo Parfor, ambas professores do ensino Fundamental, mas que não tinham a mínima ideia de como fazer um plano de aula e esta tarefa lhes estava sendo cobrada como atividade dentro da disciplina que estavam estudando (afinal sendo a turma do Parfor formada apenas por alunos que são professores e que já atuam em sala de aula o mínimo que se espera e que eles saibam fazer um plano de aula).
Dai a ideia de fazer este post, quem sabe não pode interessar a alguém. Essa é uma estrutura simples mas que facilita é muito a vida do professor principalmente para que quando ele em sala de aula ele tenha uma noção da atividade que irá realizar com seus alunos:
ROTEIRO DE PLANO DE AULA
1- IDENTIFICAÇÃO
- ESCOLA
- PROFESSOR
- DISCIPLINA
- SÉRIE/ANO
- TURMA
- DATA
2- QUANTIDADE DE AULAS PREVISTAS PARA SUA EXECUÇÃO
3- TEMA: ASSUNTO QUE SERA ABORDADO
4- OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS (QUE O PROFESSOR QUER QUE O ALUNO ALCANCE, O QUE O PROFESSOR ESPERA QUE O ALUNO APRENDA)
5- CONTEÚDO: DETALHAMENTO DO TEMA, TUDO QUE SERÁ ABORDADO DURANTE A O TRABALHO DO MESMO EM SALA
6- METODOLOGIA: COMO O PROFESSOR FARÁ PARA DESENVOLVER O TEMA EX: LEITURA DE TEXTO, AULA EXPOSITIVA, OU QUALQUER OUTRA ATIVIDADE QUE SERÁ REALIZADA COM O ALUNO. COM A PROFESSORA BETH, COMO CITEI ANTERIORMENTE APRENDI A DIVIDIR A METODOLOGIA EM MOMENTOS (LOGO ABAIXO DA ESTRUTURA DAREI UM EXEMPLO CLARO DE PLANO DE AULA)
7- RECURSOS DIDÁTICOS: EX: PROJETO, CÓPIAS DE TEXTOS, LIVROS, CARTAZ, JOGOS ETC.
8- AVALIAÇÃO: AO FINAL DO ESTUDO DO CONTEÚDO COMO O ALUNO SERÁ AVALIADO: ATRAVÉS DE UMA PRODUÇÃO TEXTUAL, UM SEMINÁRIO, PARTICIPAÇÃO NAS AULAS E REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. VEJAMOS ENTÃO UM EXEMPLO CONCRETO DE PLANO DE AULA.
PLANO DE AULA (modelo)
1- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: Charles Chaplin
PROFESSOR (a) Sheila Maria
DISCIPLINA: Língua Inglesa
SÉRIE/ANO: 6ª- ano
TURMA: 601/9
DATA: 08/07/2014
AULAS PREVISTAS: 06 AULAS
2- TEMA: Números em Inglês de 0 a 100
3- OBJETIVOS
-GERAL: Escrever e pronunciar corretamente os números em inglês de 0 a 100
- ESPECÍFICOS: (NO MÍNIMO 03)
- Escrever os números do português para o inglês e vice versa;
- Identificar quantidades de pessoas, objetos, animais em inglês na sua forma escrita e falada;
- Identificar o numeral em inglês na sua forma escrita em pequenos textos em inglês.
- Relacionar o numeral escrito ao seu algarismo
4- CONTEÚDO
- Números de 0 a 10;
- Dezenas: 10,20,30,40, 50 ETC.
- Números de 20 a 50
- Números de 50 a 100
5- METODOLOGIA
1ª- MOMENTO: apresentação dos números cardinais, explicar que os números cardinais indicam quantidades e que nos vamos aprende-lo para indicar horas, quantidades de pessoas, objetos, idade etc.
2º- momento: escrita e pronuncia dos números de 0 a 10;
3º- Escrita e pronuncia das dezenas em inglês
4º- momento: explicar que para formar os números de 13 a 19 basta colocar o teen no final da unidade. Ex: thirteen, fourteen, fifteen etc.
5º- Diferença entre twelve (12) e twenty (20)
6º- momento: juntando dezenas e unidades: números de 20 a 50 (pronuncia e escrita)
7º- momento: números de 50 a 100: pronuncia e escrita
6- RECURSOS: data show, microssistem, quadro, Pincel para quadro branco
7- AVALIAÇÃO: os alunos serão avaliados pela participação durante as aulas e com uma atividade final escrita.
Bem, é isso, espero que possa servir e ser utilizado por alguém. Façam bom proveito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário