Olá, lembra das amigas que falei lá em minhas postagem sobre Plano de aula, pois é, elas me procuraram também para ajudá-las a fazer um projeto de Pesquisa. Pensando nessa dificuldade, que não é só delas, que pode ser de muitas pessoas ai vai toda a estrutura e o passo a passo de como fazer um projeto de Pesquisa. Façam bom proveito!
Um projeto de pesquisa é dividido em três partes ou elementos:
1-
Elementos
pré-textuais: Capa, folha de rosto e sumário;
2-
Elementos
Textuais: Tema, problema de pesquisa, Hipóteses, Justificativa, objetivos,
Referencial Teórico, Cronograma, Recursos (humanos, tecnológicos, financeiros
etc);
3-
Pós
textuais: Referencia Bibliográfica, Apêndice (opcional), Anexo (opcional)
Agora
vamos especificar cada um desses elementos ou partes:
1- Elementos pré-textuais
Capa – obrigatória: parte que protege o trabalho do
lado externo, traz informações necessárias quanto à sua
identificação. Pela ordem, seguindo a norma:
a) Nome da instituição, departamento e curso em maiúsculas, fonte Times New Roman ou Arial 14;
b) Título, em maiúsculas, fonte Times New Roman ou Arial 14;
c) Subtítulo, se houver, em maiúsculas, fonte Times New Roman ou Arial 14;
d) Nome do aluno e nome do orientador recuado para o lado direito;
e) Local, mês e ano em maiúsculas, fonte Times New Roman ou Arial 14.
Folha de rosto: são obrigatórias para todos os tipos de trabalhos, pois trazem a identificação do tipo de trabalho realizado, do aluno e do orientador, isto é, a nota de identificação (fonte tamanho 10, com recuo à direita). Na folha de rosto também é necessário ter os elementos da capa com a mesma grafia.
Sumário – obrigatório: Consiste na enumeração das principais divisões do trabalho, sejam seções, capítulos ou outras necessárias à melhor ordenação lógica do conteúdo. Seguem a mesma disposição numérica e gráfica usada no corpo do texto. O termo aparece em maiúsculas, centralizado e em negrito.
2- Elementos textuais a) Nome da instituição, departamento e curso em maiúsculas, fonte Times New Roman ou Arial 14;
b) Título, em maiúsculas, fonte Times New Roman ou Arial 14;
c) Subtítulo, se houver, em maiúsculas, fonte Times New Roman ou Arial 14;
d) Nome do aluno e nome do orientador recuado para o lado direito;
e) Local, mês e ano em maiúsculas, fonte Times New Roman ou Arial 14.
Folha de rosto: são obrigatórias para todos os tipos de trabalhos, pois trazem a identificação do tipo de trabalho realizado, do aluno e do orientador, isto é, a nota de identificação (fonte tamanho 10, com recuo à direita). Na folha de rosto também é necessário ter os elementos da capa com a mesma grafia.
Sumário – obrigatório: Consiste na enumeração das principais divisões do trabalho, sejam seções, capítulos ou outras necessárias à melhor ordenação lógica do conteúdo. Seguem a mesma disposição numérica e gráfica usada no corpo do texto. O termo aparece em maiúsculas, centralizado e em negrito.
Tema : Assunto abordado pela pesquisa. A delimitação do tema / problema
O que pesquisar? Essa etapa responde a essa
questão.
É preciso ser o mais delimitá-lo possível, não há como alcançar
um objeto de estudo muito amplo. Trata-se de estudo monográfico, busca-se a
resolução de um problema, quanto mais específico ele for, melhor. Delimitando o tema, o autor pode mostrar como
se interessou pelo assunto. Segundo Paul
Valéry, “não há teoria que não seja um fragmento, cuidadosamente preparado, de
uma qualquer autobiografia” (Apud Nóvoa, 2005, p. 22).
Hipóteses da pesquisa
Hipóteses da pesquisa
Como pode ser vista a solução para o problema? respostas provisórias que dará o norte
ao trabalho investigativo. É uma proposição de solução do problema, passível de
ser alterada ao final da pesquisa.
As hipóteses também podem ser incluídas na justificativa, uma vez que se associa intimamente à relevância da investigação.
Justificativa : Por que fazer esta pesquisa? Fazer a justificativa é dar respostas a essa interrogação. A justificativa ressalta a importância do problema a ser investigado, nas perspectivas acadêmica, tecnológica, científica, filosófica ou social. Para tanto, deve fazer ver o impacto positivo que o estudo trará a esses setores. É nesta parte que é feita a contextualização minuciosa do problema, evidenciando seu desenvolvimento histórico-cronológico e teórico-conceitual. Por isso, a relevância deve apontar em que a pesquisa a ser feita contribuirá para o debate do tema proposto no projeto.
Objetivos: O que se quer com esta pesquisa? Estabelecer objetivos é responder essa pergunta.
Para estabelecer os objetivos, o geral e os específicos, o estudante deve abordar o problema da pesquisa de modo explícito. O objetivo geral corresponde ao resultado final do trabalho. Os objetivos específicos são resultados parciais. Entretanto, esses últimos devem contribuir para que o objetivo mais amplo seja efetivamente concretizado.
Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito grandioso, universal ou genérico demais, porque o trabalho, seja ele de graduação interdisciplinar ou de conclusão de curso, é monográfico: sobre um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar para boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco significativo. Além disso, observar os verbos empregados neles.
Verbos para objetivos:
Verbos de
As hipóteses também podem ser incluídas na justificativa, uma vez que se associa intimamente à relevância da investigação.
Justificativa : Por que fazer esta pesquisa? Fazer a justificativa é dar respostas a essa interrogação. A justificativa ressalta a importância do problema a ser investigado, nas perspectivas acadêmica, tecnológica, científica, filosófica ou social. Para tanto, deve fazer ver o impacto positivo que o estudo trará a esses setores. É nesta parte que é feita a contextualização minuciosa do problema, evidenciando seu desenvolvimento histórico-cronológico e teórico-conceitual. Por isso, a relevância deve apontar em que a pesquisa a ser feita contribuirá para o debate do tema proposto no projeto.
Objetivos: O que se quer com esta pesquisa? Estabelecer objetivos é responder essa pergunta.
Para estabelecer os objetivos, o geral e os específicos, o estudante deve abordar o problema da pesquisa de modo explícito. O objetivo geral corresponde ao resultado final do trabalho. Os objetivos específicos são resultados parciais. Entretanto, esses últimos devem contribuir para que o objetivo mais amplo seja efetivamente concretizado.
Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito grandioso, universal ou genérico demais, porque o trabalho, seja ele de graduação interdisciplinar ou de conclusão de curso, é monográfico: sobre um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar para boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco significativo. Além disso, observar os verbos empregados neles.
Verbos para objetivos:
Verbos de
Conhecimento
|
Compreensão
|
Aplicação
|
Análise
|
Síntese
|
Avaliação
|
Apontar
|
Descrever
|
Aplicar
|
Analisar
|
Coordenar
|
Estimar
|
Assinalar
|
Discutir
|
Demonstrar
|
Calcular
|
Conjugar
|
Julgar
|
Citar
|
Explicar
|
Empregar
|
Comparar
|
Construir
|
Medir
|
Definir
|
Expressar
|
Esboçar
|
Contrastar
|
Criar
|
Selecionar
|
Escrever
|
Identificar
|
Ilustrar
|
Criticar
|
Enumerar
|
Validar
|
Inscrever
|
Localizar
|
Interpretar
|
Debater
|
Esquematizar
|
Valorar
|
Marcar
|
Narrar
|
Inventariar
|
Diferenciar
|
Formular
|
Apreciar
|
Relacionar
|
Reafirmar
|
Operar
|
Distinguir
|
Listar
|
Aquilatar
|
Registrar
|
Revisar
|
Praticar
|
Examinar
|
Organizar
|
Avaliar
|
Relatar
|
Traduzir
|
Traçar
|
Experimentar
|
Planejar
|
Calcular
|
Sublinhar
|
Transcrever
|
Usar
|
Investigar
|
Reunir
|
Escolher
|
Referencial Teórico: O referencial teórico é denominado por
diversas formas: quando teórico, marco teórico, base teórica e conceitual, etc.
O referencial teórico é constituído pela
teoria que fornece sustentação ao projeto como um todo e é o elemento gerador
do problema e da hipótese, bem como condicionador da escolha das técnicas e
tipo de material informativo que será necessário para a pesquisa. Ele é o
momento da pesquisa em que se irá definir a concepção teórica a ser utilizada e
os conceitos fundamentais que serão utilizados.
Metodologia : É o passo onde se responde às indagações: que procedimentos serão executados? Como serão as técnicas de abordagem do objeto da pesquisa?
Para expor a metodologia, primeiramente é necessário esclarecer qual é o tipo de pesquisa que será feito: bibliográfica, documental, estudo de caso, empírico-analítica, experimental, pesquisa de campo, entre outras.
Escolhido o tipo de pesquisa, o autor fornece informações sobre as características do objeto de estudo, justificando a opção por ele.
É importante lembrar que o método ou base epistemológica para respaldar o trabalho seja definido.
É bom deixar claro o que será feito em termos de técnicas de coleta dos dados.
Cronograma: Em quanto tempo as atividades intermediárias e finais serão concluídas? Preparar o cronograma é responder a essa pergunta.
Metodologia : É o passo onde se responde às indagações: que procedimentos serão executados? Como serão as técnicas de abordagem do objeto da pesquisa?
Para expor a metodologia, primeiramente é necessário esclarecer qual é o tipo de pesquisa que será feito: bibliográfica, documental, estudo de caso, empírico-analítica, experimental, pesquisa de campo, entre outras.
Escolhido o tipo de pesquisa, o autor fornece informações sobre as características do objeto de estudo, justificando a opção por ele.
É importante lembrar que o método ou base epistemológica para respaldar o trabalho seja definido.
É bom deixar claro o que será feito em termos de técnicas de coleta dos dados.
Cronograma: Em quanto tempo as atividades intermediárias e finais serão concluídas? Preparar o cronograma é responder a essa pergunta.
À
elaboração do cronograma são essenciais os elementos atividade e prazo.
A escolha deve recair sobre datas exeqüíveis, possíveis de serem cumpridas. Há atividades que requerem prazos longos. Porém, se não houver tempo, é melhor redimensionar a pesquisa.
Recursos : Com quanto será feita a pesquisa?
A escolha deve recair sobre datas exeqüíveis, possíveis de serem cumpridas. Há atividades que requerem prazos longos. Porém, se não houver tempo, é melhor redimensionar a pesquisa.
Recursos : Com quanto será feita a pesquisa?
A
elaboração de um projeto de pesquisa custa algo para alguém. A função
pedagógica justifica a inclusão do orçamento neste espaço para que o aluno
aprenda desde a graduação, para que no mestrado e doutorado este saia bem nos
meandros do meio científico.
O orçamento prevê recursos financeiros para:
• Material de consumo: tudo que será consumido durante a execução do projeto: caneta, lápis, pastas, tinta, pincel, entre outros.
• Material permanente: equipamentos ou infra-estrutura física necessária à execução do projeto: computador, filmadora, gravador, microfones, máquina fotográfica, etc.
• Outros serviços e despesas: gastos com alimentação, gráfica, hospedagem, passagens e outros serviços que podem ser úteis para que o projeto seja executado.
O orçamento prevê recursos financeiros para:
• Material de consumo: tudo que será consumido durante a execução do projeto: caneta, lápis, pastas, tinta, pincel, entre outros.
• Material permanente: equipamentos ou infra-estrutura física necessária à execução do projeto: computador, filmadora, gravador, microfones, máquina fotográfica, etc.
• Outros serviços e despesas: gastos com alimentação, gráfica, hospedagem, passagens e outros serviços que podem ser úteis para que o projeto seja executado.
3- Pós- textuais
Referências bibliográficas – obrigatórias
É a listagem alfabética das obras ou fontes citadas ao longo do trabalho. Segundo a NBR 6023:2002 referência bibliográfica compõe-se de um “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” (p.01). Para fazer a lista de referências, cada uma delas deve ser alinhada à esquerda. São grafadas em espaço simples, mas separadas por espaço duplo.
Texto em espaço simples:
FREITAS, L. A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003, 128 p.
Separação por espaço duplo:
É a listagem alfabética das obras ou fontes citadas ao longo do trabalho. Segundo a NBR 6023:2002 referência bibliográfica compõe-se de um “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” (p.01). Para fazer a lista de referências, cada uma delas deve ser alinhada à esquerda. São grafadas em espaço simples, mas separadas por espaço duplo.
Texto em espaço simples:
FREITAS, L. A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003, 128 p.
Separação por espaço duplo:
FREITAS, L. A moral na obra de Jean Piaget: um projeto inacabado. São Paulo: Cortez, 2003, 128 p.
As pontuações seguem padrões internacionais e devem ser uniformes. As abreviaturas seguem as regras da NBR 10500:1988. Recursos tipográficos como negrito ou itálico são utilizados para destacar títulos. Mas adota-se um ou outro, e não os dois sobrepostos. O subtítulo não é destacado. Quando adotado um deles, é esse que deve aparecer nas demais referências.
Apêndice - opcional : É um documento elaborado pelo próprio autor. Tem como objetivo complementar a argumentação, sem romper a unidade do trabalho.
Devem ser expressos em maiúsculas (APÊNDICE), seguidas de letra maiúsculas (A, B, C), travessão (-) e o título que recebeu.
APÊNDICE A -
Diagnóstico sobre a satisfação dos clientes do Supermercado “X”.
|
APÊNDICE B – Mapa
esquemático do processo de qualidade.
|
APÊNDICE C – Estudos
sobre treinamento em educação ética.
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Anexo – opcional : É formado por materiais não elaborados pelo autor da pesquisa, mas que comprova os fundamentos da investigação, confirmando, validando ou ilustrando tópicos específicos do mesmo. Quanto à grafia, segue as mesmas regras do apêndice.
ANEXO A – Pesquisa de
opinião do Jornal “XX”
|
ANEXO B – Índices
estatísticos fornecidos pelo supermercado “Z”
|
ANEXO C – Indicadores
sobre consumo do IBGE.
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