Um projeto de Educação Integral prima pela formação dos alunos em todos os aspectos sociais, educacionais, culturais, esportiva e cidadã. Integral. Por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que
se pretende com a educação
integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua
totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral
reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar
forma.
Uma das propostas do Governo Federal para implantar a Educação Integral no Espaço Escolar é o Programa Mais Educação que desde 2008, promovendo a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida com os pais e a comunidade.
Como fazer para implantar um sistema complexo como esse em um país em que a maioria das escolas oferece apenas 3 a 4 horas de aula por dia para atender à imensa demanda de alunos que precisam estudar? Que não dispõe de infraestrutura adequada como refeitório, banheiros com vistiário, quadras poliesportivas, espaços adequados para a realização das atividades.
Uma das propostas do Governo Federal para implantar a Educação Integral no Espaço Escolar é o Programa Mais Educação que desde 2008, promovendo a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida com os pais e a comunidade.
Como fazer para implantar um sistema complexo como esse em um país em que a maioria das escolas oferece apenas 3 a 4 horas de aula por dia para atender à imensa demanda de alunos que precisam estudar? Que não dispõe de infraestrutura adequada como refeitório, banheiros com vistiário, quadras poliesportivas, espaços adequados para a realização das atividades.
De acordo com o projeto do Mais Educação o correto seria que o aluno permanece na escola por 7 horas seguidas sendo 04 horas dedicadas a sala de aula e 03h dedicadas atividades esportivas, culturais, pedagógicas e de formação cidadão. Ao aluno seria ofertadas a refeição na escola e um lanche para que ele alí permanecesse pelas 07 horas seguidas. No entanto, isso acaba não ocorrendo e os alunos realizam as atividades no contra turno ou seja, estudam em um horário ao termino da aula vão para casa e retornam em outro horário para realizar as atividades de Educação Integral.
Desta forma, as atividades do Mais Educação acabam não ocorrendo da forma como deveria. Para a total implantação desse projeto em nossas escolas muito ainda deve ser feito principalmente no que se refere a infraestrutura de nossas escolas e a sensibilização de alguns professores e funcionários da escola que não veem o projeto com a devida importancia que ele merece. Outro ponto que deve-se atenta e para a integração das atividades ao curriculo escolar dos alunos, fato que ainda não esta acontecendo além do que, também devido a questão estrutural, o projeto de Educação Integral geralmente atende apenas 10% dos alunos da escola quando o ideal era que todos fossem atendidos.
Por fim, acho que muito ainda deve ser feito para que realmente possamos realmente ofertar de fato a Educação Integral a nossos alunos. Os primeiros passos já foram dados no entanto muitos outros ainda terão que ser trilhados para chegarmos numa Educação Integral Total.
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