RESUMIR
O que é Procedimento de leitura para organizar informações e facilitar a compreensão do conteúdo, elegendo os aspectos mais relevantes. Permite articular os comportamentos leitores e escritores em situação de estudo.
Como trabalhar Os desafios são: ler, entender, selecionar e organizar os dados por escrito. Como não deixa de ser um gênero textual, deve obedecer a regras de sintaxe e manter a coesão entre as frases.
O processo de resumir implica lançar mão de algumas estratégias, dentre elas, a supressão, a generalização e a construção. Na hora de eleger as informações importantes, o foco deve ser as que são essenciais para a compreensão do texto como um todo. Uma dica é dispensar exemplos ou outros dados secundários, usados apenas para validar as afirmações do autor.
Como o novo texto produzido deve ser uma versão enxuta do original, a generalização ajuda a agrupar conceitos semelhantes. Já a construção reorganiza o conteúdo por meio da elaboração de uma ideia central. Ao analisar a produção dos alunos e identificar os procedimentos usados por eles, o professor consegue avaliar se houve a compreensão do assunto e fazer as intervenções necessárias.
Compreensão das
ideias O primeiro parágrafo
foca um item esperado quando se fala em formação de um país que foi colônia,
indicando que o texto foi bem compreendido. O que é Procedimento de leitura para organizar informações e facilitar a compreensão do conteúdo, elegendo os aspectos mais relevantes. Permite articular os comportamentos leitores e escritores em situação de estudo.
Como trabalhar Os desafios são: ler, entender, selecionar e organizar os dados por escrito. Como não deixa de ser um gênero textual, deve obedecer a regras de sintaxe e manter a coesão entre as frases.
O processo de resumir implica lançar mão de algumas estratégias, dentre elas, a supressão, a generalização e a construção. Na hora de eleger as informações importantes, o foco deve ser as que são essenciais para a compreensão do texto como um todo. Uma dica é dispensar exemplos ou outros dados secundários, usados apenas para validar as afirmações do autor.
Como o novo texto produzido deve ser uma versão enxuta do original, a generalização ajuda a agrupar conceitos semelhantes. Já a construção reorganiza o conteúdo por meio da elaboração de uma ideia central. Ao analisar a produção dos alunos e identificar os procedimentos usados por eles, o professor consegue avaliar se houve a compreensão do assunto e fazer as intervenções necessárias.
Cópia de trechos originais A repetição de frases indica que o aluno fez o resumo enquanto lia. Sem pensar, ele elegeu trechos aleatoriamente, sem critério. Para certificar-se de que o conteúdo foi bem compreendido, peça que ele explique a frase com outras palavras.
Falta de conteúdo Deixar de lado dados importantes sobre o tema provavelmente abordados no texto original, como a presença dos ingleses na formação do Canadá, evidencia que o conteúdo não foi bem compreendido. Levante os critérios usados para selecionar as informações do resumo e forneça pistas, apontando, por exemplo, para o fato de o inglês ser falado em grande parte do território canadense.
Falta de coesão Os dois primeiros parágrafos começam da mesma forma, o que evidencia a falta de amarração entre eles. Entre o segundo e o terceiro, ocorre um salto de tempo que vai do século 17 para a Segunda Guerra Mundial, no século 20. Oriente a turma a observar os marcadores cronológicos presentes no material original e a correlacionar as informações.
Tamanho A extensão do texto é relativa, pois depende do original e do propósito do resumo. Limitar o número de parágrafos estimula a escrever textos mais enxutos. Mas isso não deve ser uma regra. Vale ressaltar que, quando a criança estuda de forma autônoma, define o que precisa aprender e, consequentemente, a dimensão do resumo.
Fonte: Nova Escola
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