terça-feira, 18 de novembro de 2014

TECNICAS DE ESTUDO II



ELEGER INFORMAÇÕES PARA GRIFAR

O que é
Procedimento de leitura que consiste em grifar (marcar, sublinhar) um número reduzido de passagens do texto com o objetivo de ressaltar as informações que melhor sintetizam seu conteúdo.
Como trabalhar Além de ser uma estratégia de estudo por si só, eleger as informações principais em um texto muitas vezes é a primeira fase para estudar utilizando outros procedimentos, como elaborar resumos e esquemas. Sublinhar pressupõe saber selecionar e suprimir informações. Diga para os alunos que o leitor deve ressaltar os dados essenciais para a compreensão do texto e omitir os secundários ou irrelevantes. Enquanto ainda não têm segurança nessa atividade, eles podem usar lápis, em vez de marca-texto - assim é possível apagar e refazer o destaque após a discussão coletiva. Um procedimento interessante é anotar nas laterais do texto, apontando ideias relacionadas ao que foi grifado. Dessa forma, fica mais fácil estudar o conteúdo depois. Quando você trabalhar essa estratégia em sala de aula, é importante observar o que os alunos selecionaram para discutir a pertinência e a relevância dessas informações em relação ao que está sendo estudado.
Identificação do assunto identificar, no título, o trecho que evidencia o tema tratado pelo texto. Na hora de grifar, termos acessórios  podem ser deixados de lado, pois não interferem na compreensão. Reforce essa ideia e explique que conceitos repetidos e exemplos também não são essenciais.
Trechos longos Marcar parágrafos inteiros dificulta a recuperação das ideias principais na hora de estudar. Para trabalhar a questão, pergunte: "Caso fizéssemos um texto com base no que foi lido, que informações seriam essenciais?" Anote no quadro. Então, peça que a turma volte ao texto original e encontre os termos levantados.
Palavras isoladas Às vezes, são selecionados termos que parecem não fazer sentido sozinhos. Como a construção sintática nem sempre é linear, peça que o aluno indique qual a relação entre as partes grifadas. Se a ligação não é evidente, sugira que ele faça anotações laterais para explicá-la.
Falta de critério  Nem todos os parágrafos apresentam informações que precisam ser ressaltadas. Diga à turma que, antes de sair sublinhando, é importante ler o material todo para ter uma noção geral do assunto.
Omissão de dados relevantes O aluno ignorou informações importantes, como a invenção do alfabeto. Para corrigir essa falha, pergunte à turma o que considerou essencial sobre o tema e anote no quadro. Veja se todos os dados relevantes aparecem. Depois de debater sobre o que foi levantado, os alunos podem voltar ao texto e marcar dados que não haviam selecionado anteriormente.
Informações descontextualizadas marcar dados soltos somente porque são difíceis de entender ou lembrar. Ao fazer isso, o aluno pode sinalizar uma cobrança do professor, que exige datas e elementos específicos nas avaliações. Recomende fazer anotações para contextualizar ou explicar o termo.

Fonte: Nova Escola

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