1-
Concurso Porto da Folha, SE - 2006
Os principais agentes da diminuição da distorção
série/idade previstos pela LDB são:
a) A adoção do sistema de progressão continuada e a
criação das classes de aceleração.
b) A criação das classes de aceleração e a
recuperação paralela.
c) A criação das classes de aceleração e a Educação
de Jovens e Adultos.
d) A adoção do sistema de ciclos e a Educação de
Jovens e Adultos.
e) Nenhuma das respostas.
2-Concurso Belfort Roxo, RJ - 2011
A Lei Federal 9.394/96 estabelece algumas regras comuns para a organização dos
níveis Fundamental e Médio. Quanto à verificação do rendimento escolar, dispõe
que a avaliação do desempenho do aluno deve ser:
a) Contínua, priorizando os aspectos cognitivos e os
resultados das provas finais.
b) Cumulativa, priorizando os aspectos qualitativos
e os resultados das provas finais.
c) Cumulativa, priorizando os aspectos qualitativos
e os resultados ao longo do período.
d) Não cumulativa, priorizando os aspectos
cognitivos e os resultados ao longo do período.
e) Não cumulativa, priorizando os aspectos
quantitativos e os resultados ao longo do período.
Questão 1
O gabarito aponta a alternativa A,
mas para Juca Gil, a correta é a E ("nenhuma das
respostas"). "Em seu artigo 32, a LDB coloca a
progressão continuada como uma possibilidade, e não como uma obrigação. O mesmo
vale para a aceleração de alunos, citada no artigo 24 como uma alternativa para
alunos com atraso escolar."
Questão 2
Alternativa C. Contemplada pela
LDB de 1996 (artigo 24), a ideia de uma avaliação cumulativa e qualitativa (que
se baseia na aferição do processo de aprendizagem em diversos momentos do ano
letivo e por diferentes instrumentos, não apenas em exames finais) já aparece na
Lei 5.692, de 1971.
Nenhum comentário:
Postar um comentário