quinta-feira, 20 de novembro de 2014

TECNICAS DE ESTUDO III


Tomar notas
O que é Fazer anotações das informações consideradas importantes durante uma aula, palestra ou apresentação oral para retomar posteriormente o conteúdo ouvido e visto.
Como trabalhar Assim como o leitor formula hipóteses quando lê, o ouvinte presta atenção, antecipa o que será dito e busca respostas para os problemas. Para isso, porém, é imprescindível saber algo sobre o assunto ou que ele esteja vinculado a conteúdos já vistos em sala. Garanta esse conhecimento anterior na hora de ensinar a tomar notas.
Você pode servir de modelo: em apresentações de alunos ou seminários em grupo, faça anotações e compartilhe com a sala. Ressalte que as notas são de uso pessoal e não seguem um formato rígido, mas elas deverão ser úteis para que o autor possa reconstruir a informação mais tarde, na hora de estudar. Incentivar crianças e jovens a trocar as notas, debater sobre os dados considerados importantes e revisá-las permite que elas tenham registros mais completos.
A rapidez ao anotar faz parte do procedimento, por isso apresente abreviações que você usa para ser mais ágil na escrita e mecanismos para destacar conceitos. Mostre exemplos diferentes de notas - em tópicos, com frases inteiras, esquemas e desenhos.
Organização da informação O subtítulo organiza e classifica as notas em categorias. Assim é mais fácil resgatar o conteúdo depois. Também ajuda a relembrar a ordem seguida pelo palestrante (ou professor) em seu discurso.
Observações pessoais  Ao fazer as notas, o aluno aprende a registrar as próprias impressões, relacionando as informações que ouve com o que vê. Peça que ele explique para a turma por que fez essa observação e qual a sua relação com o conteúdo ouvido.
Informações secundárias É preciso saber selecionar os dados que merecem registro. Oriente os alunos a prestar atenção na ênfase dada pelo orador e em expressões como "um fator decisivo" e "concluímos que", que dão uma dica dO que é importante. Depois da explanação, produza uma nova nota em conjunto com a turma, descartando dados que não são essenciais para a compreensão do tema.
Atenção ao tema e objetivo  Informações diversas foram registradas. Isso pode indicar que o aluno não sabia qual o objetivo da visita. Caso a intenção seja aprofundar um conteúdo específico, o ideal é que ele se atenha às informações relevantes sobre o tema. Colabore comunicando antes o propósito da explanação. Para os pequenos, vale fazer um roteiro por escrito, antecipando os itens que deverão ser o foco de atenção.
Dados incorretos ou faltando A informação de que há 1.020 espécies aparece tanto para animais como para aves, o que pode ser um erro. A omissão de dados importantes pode acontecer quando o tema é complexo ou pela falta de experiência dos alunos. Para recuperar o conteúdo e fazer as correções necessárias, oriente todos a compartilhar as notas com os colegas.
Técnicas de registro  Foram usadas diferentes técnicas de registro, como frases completas, tópicos e desenhos. O domínio de mecanismos de organização de texto ajuda na compreensão depois. Peça que o aluno explique aos colegas o critério usado na escolha das diferentes técnicas. Assim outros também podem se apropriar delas.

FONTE: NOVA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário