terça-feira, 12 de agosto de 2014

A MÚSICA COMO PROCESSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

Quando nos propusemos a fazer um estudo que envolvesse uma pesquisa a respeito da música na escola, elegemos, de imediato, a música, como o centro de nossas atenções, enquanto um instrumento facilitador da aprendizagem.
Nossa convivência educacional, no cotidiano de uma sala de aula, nos permite afirmar que a música não só pode, mas deve ser usada como instrumento facilitador da aprendizagem. A escola parece não perceber que a música faz parte da vida das pessoas, pois ela está presente em todos os lugares: nas festas, nas comemorações, nos carros, salas de espera, televisão, rádio, na rua, em toda a nossa vida. Por isso a escola precisa fazer uso dela de várias formas, em vários momentos.
A música tem o dom e a magia de encantar. Então, quando mais a escola a utilizar, mais significativa e encantadora vai se transformar.
A música é fundamental para a criança. Ela é, com certeza, uma maneira de estimulá-la à educação e fazer-se expressar através de seus ritmos.
COMO ENSINAR AS DISCIPLINAS PELA MÚSICA?
Vejamos algumas maneiras, sempre lembrando porém, que o que
importa é o uso da música.
* Usar canções conhecidas e adaptar nelas assuntos a serem tratados em aula. (Ver exemplos em anexo);
* solicitar que os alunos dramatizem * fazer ditado de uma canção e verificar os erros de grafia mais comuns e trabalhar sobre eles no quadro;
* proceder à leitura individual e à coletiva de determinadas canções que foram trabalhadas por outros professores;
* analisar e ou recitar determinadas canções quando se estiver trabalhando a poesia;
* destacar, em uma canção, os substantivos ou verbos e classificá-los segundo o que se estiver estudando;
* encontrar sinônimos ou antônimos de determinadas palavras da canção;
* classificar, de uma canção, determinado número de palavras conforme o número de sílabas ou quanto à sua sílaba tônica;
* verificar, na música, as palavras nas quais se pode notar ditongos, tritongos, hiatos, dígrafos...;
* trabalhar a oralidade fazendo com que os alunos, usando o microfone, falem sobre uma determinada canção ou de seu cantor;
* apresentar uma pesquisa sobre as tendências musicais do barroco, por exemplo;
* expressar-se através de uma dança, após apresentação de uma pesquisa a seu respeito;
* identificar os vários regionalismos, pela linguagem usada na canção;
* passar para a voz passiva uma frase que esteja na voz ativa, ou vice versa;
* analisar o sentido conotativo e denotativo das palavras na canção.
das séries iniciais;
A música pode ser usada de várias maneiras:
* Para prestar homenagens...
“Meu Velho Pai” (Leo Canhoto e Robertinho)
“Velho Pai” (Tonico e Tinoco)
“Mãe Amorosa” (Tonico e Tinoco)
“Mamãe, Mamãe, Mamãe” (Tonico e Tinoco)
“Deus Abençoe as Crianças” (Nelson Ned )
* Para matar a saudade...
“Detalhes” (Roberto Carlos)
“Mano” (Leonardo)
“Saudades da Minha Terra” (Sérgio Reis)
* Para brincar...
“Os Dedinhos” (Eliana)
“Canções Infantis”
* Para sonhar...
“Carrossel”
* Que fala do sofrimento...
“Asa Branca” (Luiz Gonzaga)
“Solidão” (Leandro e Leonardo)
“Coração de Luto” (Teixerinha)
* Para expressar o amor
“É o Amor” (Zeze de Canargo e Luciano)
“Seu Amor Ainda é Tudo” (João Mineiro e Marciano)
“Canção da América” ( Milton Nascimento/ F. Brant)
* Para protestar...
“O Que Não Tem Censura Nem Nunca Terá” ( Chico Buarque)
“Muita Caça Pra Pouco Penico” (Rita Lee e Moraes Moreira)
“Homem Com H” (Ney Mato Grosso)
“Seu Dotô” (Gonzagão)
“Vida Marvada” (Rolando Boltrim)
“Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores” (Geraldo Vandré)
“Jogando Milho Aos Pombos” (Sílvio Brito)
“Tribos e Tribunais” (Engenheiros do Hawai)
“Toda Forma de Poder” (Engenheiros do Hawai)
*Para demonstrar patriotismo...
“Hino Nacional Brasileiro” ;
“Hino à Bandeira” ;
“Hinos Municipais” ;
“Hino à Independência” ;
“Hino à Proclamação da República” ;
“Pra Frente Brasil” (copa do mundo) ;
“Eu Te Amo Meu Brasil” (Os Incríveis)
* Para defender a natureza ...
“As Baleias” (Roberto Carlos)
“Amazônia” (Roberto Carlos)
“Terra Tombada” (Chitãozinho e Xororó)
“Planeta Azul” (Chitãozinho e Xororó)
“Planeta Água” (Guilherme Arantes)
* Para Falar do Folclore...
“Tudo é Folclore, Sinhô! (Atlas Pedagógico Brasileiro)
“Canções Juninas”
“Canções gauchescas, italianas e alemãs”

Nenhum comentário:

Postar um comentário